HVReview – Traxxas Telluride 4×4 1/10

Publicado: 17/06/2016 em Uncategorized

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Salve, amigos modelistas!

Eu sei, eu sei… Quase dois anos sem aparecer, não é mesmo? Pois bem… Estou de volta, dessa vez com um review próprio da minha última aquisição: o Traxxas Telluride 1/10 Scale Extreme Terrain 4×4 Trai Rig. Ok, ok, esse nome é sim uma boca cheia, e já aviso: ele é exagerado.

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Modelo que eu adquiri. Há outras opções de cor de bolha, no total são quadro: azul, verde, laranja e vermelho.

Pelo que o nome propõe, o modelo é qualificado como um “trail”, ou seja, específico para fazer trilhas. Como diria o professor Pasqualle, “NÃO!” Ainda, o nome sugere que ele seria próprio para “terrenos extremos”. Mais uma vez, “NÃO!” Explicação mais à frente…

O Telluride, mecanicamente falando, é um Traxxas Stampede 4×2 com braços de suspensão mais curtos, sem a transição Magnun 272 (por ser 4WD), e pneus menores (3″ licenciado pela Kumho no lugar dos Talon 2.8″). Compartilhando o chassi, os amortecedores, ESC, motor e servo, temos um modelo com peças de deposição à vontade, tanto próprias quanto do modelo mais antigo.

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Stampede com braços curtos

O motor é o Traxxas Titan 12T 550. O tamanho impressiona, o desempenho nem tanto. Por ser apenas 12T, é de se esperar que não tenha tanto torque. Claro, por ter rodas e pneus com pouca massa, equivale em torque específico ao conjunto usado na Stampede, mesmo sendo 4WD.

A relação e o drivetrain são muito bem montados, como normalmente se vê em produtos da Traxxas. Todo rolamentado, o conjunto cardã – diferenciais gira liso e sem dificuldade. Falando em cardã, uma proteção transparente impede que pedras e sujeira grande entre em contato com o eixo. Com pinhão 12T e coroa 83T (ambos pitch 48), a relação acaba sendo mais de força do que velocidade. Em testes, o modelo alcançou máxima de aproximadamente 40 Km/h, tanto com bateria NiMH (7C 8,4V 3000 mAh plenamente carregada) quanto com LiPO (2S 7,4V 5000 mAh). Como comprei um modelo usado, não tive como verificar se o novo vem com pinhão diferente, algo comum nos modelos da Traxxas, mas até onde sei há outra opção de pinhão para velocidade.

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Chassi modular, conceito já utilizado em alguns modelos da Traxxas. Fácil acesso aos componentes do drivetrain.

E já que falamos nisso, vamos a uma verdade que deve ser dita. O nome interminável do modelo só não mente em uma coisa: na parte do “Scale”. Com uma bolha que lembra bastante o Jeep Wrangler, a aparência do carro é bastante semelhante a um modelo 1/1, algo não tão comum nos carros da Traxxas. Além do Telluride, modelos como o XO-1 e o Rally você consegue ver com certa facilidade na escala normal. Já modelos como a Rustler, a E-Revo e o Bandit são deveras incomuns em escala natural.

E sendo “Scale Trail”, onde a Traxxas imagina que esse carro precisa andar? Exato: nas trilhas. Lama, pedras, valetas… para a empresa, esse é o habitat do Telluride. Entretanto, não é bem assim… Se levarmos em consideração o Axial SCX-10, um modelo 100% trail, veremos que o desempenho do Telluride é bem inferior por diversos motivos, como pneus impróprios, suspensão independente, diferencial aberto, pouco “vão livre”, etc. Mas o principal fator é o motor. O Titan 12T não foi projetado para torque, portanto precisa manter um ritmo mais alto de rotação para poder se refrigerar, o que torna o crawling proibitivo, sob pena de queimar o coitadinho.

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Água? Não tem problema. Componentes à prova d’água garantem diversão ao cruzar poças ou riachos.

Bom, mas o que se pode fazer com esse modelo então? Ele não serve pra crawler, não serve pra trail… Calma, não é assim. O Telluride não é “imprestável” para crawler ou trail, ele só não é melhor que outros modelos já existentes. De fato, o carro é “ok” no que se propõe, mas se propõe a várias coisas: não passa vergonha na trilha, sobe algumas pedras, passa por riachos (por ser à prova d’água)… mas no que ele é bom mesmo é na diversão. Encontre uma rampa, e ele salta tranquilamente. O visual dele no bashing é ótimo (apesar de capotar facilmente por conta do centro de gravidade mais elevado). E em piso com terra solta ele lembra muito os carros de Rally escala 1/1. E o objetivo do hobby é exatamente esse: a diversão! Portanto, como eu pude constatar, o modelista que possuir um Telluride pode ficar sossegado, a diversão é garantida!

Por hoje é isso, meus amigos! Espero ter contribuído para quem está querendo esse modelo mas não sabe se compra ele ou não. E espero poder voltar mais vezes com mais artigos para vocês! Grande abraço!

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