Salve, amigos modelistas! Voltando com tudo, agora com um pequeno tutorial de como configurar o seu ESC
Como já dito anteriormente no blog, o ESC (Electrocin Speed Control) é um componente eletrônico que controla todo o modelo, desde a aceleração ao acionamento do servo. E cada ESC tem um menu diferente, ou quase todos, mas as informações básicas são compartilhadas por 90% dos ESCs disponíveis no mercado.
Bom, primeiro o básico: O que faz cada função?
No manual do ESC (no caso, um HobbyKing da linha X-Car, um dos mais comuns e acessíveis do mercado hoje), temos as seguintes opções de configuração:
[b]1. Runing Mode[/b]: É o modo como o modelo vai se comportar com relação a acelerar, frear e dar ré. No caso, há 3 opções de configuração, que são FWR+Brake, FWR/REV+Brake e FWR/REV. A primeira é acelerar e frear (sem ré); A segunda é acelerar, frear e dar ré. Nesse caso, o freio é acionado no primeiro toque dado no gatilho, e para acionar a ré, é necessário colocar o gatilho no neutro e dar um segundo toque; A terceira opção é simplesmente acelerar e dar ré. Deve-se tomar cuidado nesta opção, pois a maioria dos modelos RTR têm engrenagens de plástico, que podem se danificar devido ao tranco da mudança de sentido repentina.
[b]2. Drag Brake Force[/b]: É o comportamento do modelo quando ele está em movimento, e soltamos o gatilho do acelerador. Em 0%, ele vai manter o momento e desacelerar devido à resistência do ar, atrito, etc, sem nenhuma interferência do motor. Já quando aumentamos a força (que varia de 5% a 100%), temos o freio-motor, que vai ser acionado de acordo com as especificações. Prós: em uma pista, o carro vai diminuir a velocidade sem a necessidade de frear antes de uma curva mais aberta; Contras: na minha opinião, nenhum, a não ser que você esteja querendo que o modelo continue na mesma velocidade mesmo soltando o acelerador. Segundo o manual, esta opção é indicada para rock climbing, mas como nunca fiz, não sei o porque…
[b]3. Low Voltage Cut-off Threshold[/b]: Esse a maioria conhece: é a voltagem do cut-off. Lembrando que o valor mostrado na tabela é para cada célula, e não para a bateria inteira. O padrão é 3V/célula, mas o ideal é, pelo menos, 3,2V/célula. Para baterias NiMH, pode ser desativado.
[b]4. Start Mode (Punch)[/b]: É a arrancada. No Lvl 1, é bem suave, no Lvl 9 é 100% do motor instantaneamente. Recomendo colocar no máximo o padrão (lvl 7) para quem não tem coroa e pinhão de aço, pois a violência do acionamento pode transformar essas peças em discos.
[b]5. Max Brake Force[/b]: Aqui começam as opções ditas “avançadas”. Nesta opção, você configura a força máxima do freio, que vai de 25% (diminuição gradativa da velocidade) até 100% (travamento das rodas). Nas 3 primeiras opções, é como se o modelo tivesse ABS, o que pode ser bom em onroad.
[b]6. Max Reverse Force[/b]: Força máxima da ré. Vai de 25% a 100%. Cuidado com a coroa e o pinhão nesse caso também, especialmente se você usa, na primeira opção, a configuração de ré direta.
[b]7. Initial Brake Force[/b]: Força inicial do freio. Vai de 0% a 40%.
[b]8. Neutral Range[/b]: “Zona neutra”, ou ponto morto. É o quanto se têm que apertar o gatilho até que o motor comece a funcionar. Igual ao que acontece em joystiks analógicos de computador.
[b]9. Timing[/b]: É aqui que a gente começa a falar de desempenho de fato. O Timing determina a “potência” do motor, mas cuidado: valores muito altos podem diminuir o tempo de carga da bateria, superaquecer o motor ou mesmo queimar o ESC em casos isolados.
[b]10. Over-heat Protection[/b]: Proteção de superaquecimento. Sempre deixe ligada, pois desativa o ESC em caso de superaquecimento. Simples assim.
Outro ponto importante é o sistema usado para interagir com o ESC. Os três métodos disponíveis hoje em dia são os seguintes:
[b]Cartão de programação[/b]: É um cartão com uma entrada semelhante à do receptor, onde deve ser conectado o cabo que sai do ESC para o mesmo. Normalmente tem uma pequena tela LED ou LCD, na qual aparecem as informações sobre a opção selecionada, e um conjunto de botões para interagir com o ESC. É o meio mais usado para configurar um ESC, pode vir junto ou ser vendido separadamente.
[b]Interface PC/ESC[/b]: Disponível em alguns modelos, consiste em um cabo adaptador USB ligado diretamente ao PC. Através de um programa específico, pode-se alterar as opções do ESC, e até mesmo atualizar o Firmware do ESC, quando o fabricante disponibiliza.
[b]Interface direta[/b]: A interface direta é o sistema mais comum de se interagir com o ESC, sendo usado um botão no próprio ESC e uma série de bipes e piscadas de LED para identificar e selecionar cada opção. Na minha opinião, é o sistema mais chato e complicado de se usar, pois é fácil se perder entre piscadas e bipe-bipes.
Bom… é isso. Agora você pode configurar o seu ESC e tirar o máximo proveito do seu modelo.
Não deixe de acompanhar as próximas publicações, vou tentar postar mais tutoriais básicos para configuração e preparação de modelos para que você tire o melhor desempenho dos seus modelos. Até a próxima!
Caro amigo esse esc x ar 120 é bom? To interessadk em comprer um meu modelo é um hsp 1/10, e vi no youtube Varios desses com problema. Preciso de ajuda e desde ja avradeço.
Salve, Celso!
Desculpe a demora para responder, não tenho visitado o blog tanto quanto gostaria.
Respondendo à pergunta, eu tive o X-Car 120 A, e tive apenas um problema com ele (devido a um erro meu, não problema do ESC). Na minha opinião, é um excelente custo-benefício, pois seu valor é comparável a um low-end, mas o desempenho e as funcionalidades não deixam nada a desejar a um high-end.
Lembre-se apenas de comprar um adaptador USB para poder configurar o ESC direto no PC. No site da HobbyKing, na área de downloads da oferta do ESC, é possível encontrar o link para download do programa a ser usado para configurar.
Espero ter ajudado. Abraço!