Modelismo – Plastimodelismo (Miniaturismo)

Publicado: 14/05/2013 em Plastimodelismo, Todo o blog
Tags:, , , , ,

Salve, amigos modelistas!

Voltando à série sobre os diversos tipos de modelismo, vamos falar agora sobre réplicas. Claro, normalmente o modelismo quer dizer réplica, mas as réplicas mais perfeitas que se pode ter são parte do plastimodelismo, também conhecido como miniaturismo. 

Modelista e seus modelos

Modelista e seus modelos

O miniaturismo consiste na criação e coleção de modelos estáticos em escala, geralmente feitos em materiais plásticos (daí o nome plastimodelismo), mas também pode ser em metal, gesso, fibra, argila ou epoxi. Alguns são confeccionados 100% pelo modelista, outros são feitos por uma empresa e apenas montados em casa, e ainda temos os que compramos prontos. Os modelos de plástico são confeccionados em poliestireno termo-injetado, em cartelas. Para fins de economia no post, vou chamar todo modelo em miniatura, independente do material no qual é fabricado, de plastimodelo.

O trabalho completamente artesanal é o mais demorado, mas normalmente o mais perfeito. Um modelo construído em madeira, plástico, fibra de vidro ou epoxi pode levar meses para ficar pronto, mas a dedicação do modelista normalmente é proporcional ao tempo. Afinal, ninguém quer fazer algo imperfeito. E o nível de perfeição impressiona. Em escala relativamente pequena, um canhão, por exemplo, pode ter menos de 1 mm de diâmetro no cano, um pára-lama pode ter um pontinho de ferrugem, um piloto no cockpit do avião pode ter uma verruga…

Diorama detalhado, representando uma cena de filme

Diorama detalhado, representando uma cena de filme

Os modelos pré-fabricados, que são apenas montados pelos modelistas, também têm um nível muito bom de detalhes. Empresas como Revell, Academy, Italeri e Tamiya estão entre as mais conhecidas neste tipo de modelismo. As peças que vêm com os kits são muito bem fabricadas, e só é necessário paciência e cuidado para que elas sejam removidas das cartelas onde são moldadas. Essas cartelas variam no tamanho, ou na posição onde a peça se localiza no modelo. Por exemplo, em modelos de aviões, as peças vêm distribuídas pelas partes da fuselagem. Asas, com suas peças todas em uma cartela só, corpo da fuselagem em outra, o nariz e o cockpit em outra ainda, e ainda, para modelos militares, uma cartela só com as armas (mísseis, canhões, foguetes, etc).

Modelos para montar

Modelos para montar

Exemplo de modelo do FW-190, na escala 1/72, da 2ª Guerra Mundial

Exemplo de modelo do FW-190, na escala 1/72, da 2ª Guerra Mundial

Como em qualquer modelismo, temos a escala de tamanho. Ela varia de 1/144 (os menores) e 1/24. Claro, existem escalas maiores e menores do que esse limite, mas não são tão difundidas. E obviamente, temos mais detalhes nas escalas maiores, e menos detalhes nas menores. Mas o que as empresas e os próprios modelistas conseguem fazer nos modelos, tanto na fabricação, quanto na montagem e principalmente na pintura, impressiona. Entre tintas específicas, vernizes para diferentes acabamentos, até texturização, os modelistas fazem mágica.

Tintas especiais para modelos

Tintas especiais para modelos

E o que dizer dos dioramas? Dioramas são modelos que representam uma cena específica, como um Chevrolet Corvette conversível parado em um posto de combustíveis, sendo servido pelos frentistas enquanto o motorista paquera uma mocinha, cena típica da década de 50. Ou um comboio alemão atravessando uma ponte, com uma tropa de pára-quedistas americanos atrás de um muro, pronto para acionar explosivos sob a ponte e emboscar os soldados do eixo, momentos antes da hora “H”, no dia “D” (06 de junho de 1944), próximo a uma das praias da Normandia. Esses dioramas estão entre os mais apreciados pelos modelistas, pois apesar d representar uma cena estática, faz com que a imaginação se estimule para desvendar o que ocorre a seguir; Será que o xaveco do rapaz no posto vai funcionar? Será que as tropas alemãs vão cair na armadilha, ou os soldados americanos serão feitos prisioneiros quando seu plano fracassar?

Diorama representando uma tropa de soldados romanos pronta para o ataque

Diorama representando uma tropa de soldados romanos pronta para o ataque

Os modelos prontos são outro tipo de plastimodelos. Temos tanto os em plástico quanto os em ferro. Os mais difundidos e conhecidos são os famosíssimos Hot Wheels. Os mais fáceis de se encontrar são os em escala 1/64, e normalmente mostram automóveis, tanto antigos quanto atuais, e também modelos desenhados para crianças, sem equivalentes na escala real. Existem coleções com milhares de modelos diferentes um do outro, todos na mesma escala, e reproduzindo quase que perfeitamente os modelos em escala real.

Coleção de modelos da marca Hot Wheels

Coleção de modelos da marca Hot Wheels

Detalhe de alguns modelos de Hot Wheels

Detalhe de alguns modelos de Hot Wheels

Outras miniaturas são maiores, altamente detalhada, e com partes móveis. Portas, capôs e porta-malas que se abrem, volantes que giram com as rodas, iluminação… Muitos são, inclusive, pintados com as mesmas tintas usadas nos modelos dos quais são réplicas. Tinta automotiva e vernizes são aplicados como se fosse uma linha de montagem de veículos em escala real. Os mais visados são os modelos antigos (normalmente os donos de carros antigos, os antigomobilistas, têm também réplicas em escala dos próprios carros).

Coleção de modelos em exposição

Coleção de modelos em exposição

O plastimodelismo é um hobby sem idades. Especialmente por serem peças voltadas à exposição e decoração, é muito comum vermos pessoas com mais de 60, 70 ou 80 anos com um mostruário de veículos (tanto militares quanto civis) decorando a sala de casa ou o gabinete do escritório.

Modelismo não tem idade, miniaturismo muito menos

Modelismo não tem idade, miniaturismo muito menos

E não pense que apenas veículos produzidos no “mundo real” são reproduzidos em escala. Naves e estações espaciais somente vistas em filmes também compõe o rol de miniaturas. Algumas são até mesmo reproduções de personagens, como a linha de action figures da série Guerra nas Estrelas. Acreditem, é muito fácil encontrar a máscara do Darth Vader miniaturizada decorando uma mesa, ou uma Millenium Falcon posada sobre uma estante. Certamente você, caro leitor, já viu em alguma mesa de um programador (na Internet ou pessoalmente), o mascote da banda inglesa Iron Maiden, Eddie Hunter. Qualquer coisa pode ser reproduzida no plastimodelismo. E o que dizer da linha de brinquedos infantis, que reproduz bonecas e bonecos para meninos e meninas de menos de 10 anos? Ben10, Comandos em Ação, Barbies e Suzies já fizeram muitas crianças felizes, e não deixam de ser plastimodelismo.

"Tropa" de Comandos em Ação, brinquedo famoso na década de 80

“Tropa” de Comandos em Ação, brinquedo famoso na década de 80

"Action Figures" da série Guerra nas Estrelas

“Action Figures” da série Guerra nas Estrelas

E é isso, pessoal. É o que sei sobre plastimodelismo, ou miniaturismo, como queiram chamar. E é também o final da série sobre modelismo, mas não o fim de artigos sobre o assunto. E se eu vier a conhecer outro tipo de modelismo, certamente pesquisarei e escreverei um artigo sobre o assunto. Espero que o pouco conhecimento que eu acumulei durante meus anos de vida curiosa tenham servido, ao menos, para o entretenimento de vocês. E afinal, o próprio conceito de hobby visa exatamente isso: o entretenimento!

Modelo em escala do RMS Titanic

Modelo em escala do RMS Titanic

Detalhe de um modelo de avião alemão da 2ª Guerra Mundial

Detalhe de um modelo de avião alemão da 2ª Guerra Mundial

Até o próximo artigo!

comentários
  1. acho muito loko
    queria saber mais sobre as miniaturas de carro

    • bushidobr disse:

      Fala, Vinicius.
      Na verdade, encontrar réplicas de carros em escala, tanto os prontos feitos em metal quanto os prá montar feitos em plástico, é relativamente fácil. Em lojas de produtos importados, você normalmente encontra os primeiros, e os últimos são encontrados em lojas específicas de modelismo ou lojas de brinquedos. Ambos podem ser encontrados na internet, tanto no Mercado Livre quanto em outros sites de vendas. Tente o Submarino, lá você deve encontrar…

Deixe um comentário