Salve, amigos modelistas!

Não sei se já mencionei aqui no blog, mas vou contar a história de quando tive contato com modelismo profissional pela primeira vez. à primeira vista, pode não ter a ver essa história com o título do post, mas vocês vão entender.

Há muitos e muitos anos, numa galáxia muito, muito distante… quer dizer, na casa de um ex-colega meu do ensino fundamental… Estávamos eu e ele jogando X-Wing vs Tie Fighter no PC, quando o pai dele chega, e ele me chama prá ir ver uma coisa “MUITO MASSA”, como ele mesmo colocou. Eu já sabia que o pai dele era meio “Professor Pardal” naquela época (por causa da luz de ré da Brasília deles: um farol de milha de um outro carro), e já imaginava qual seria a invenção da vez. Fui com ele até a garagem da casa, onde ele me mostrou um imenso carro de rolimã, daqueles feitos em casa, mas MUITO bem feitos: O freio consistia em uma espia de bicicleta, que puxava um cabo de vassoura com duas balacas de alumínio, que pegavam no exterior do rolamento traseiro, e era acionado por um manete de freio velho, também de bicicleta. Isso me deixou enlouquecido, e eu pedi “Ok, vamos testar!”, ao que o meu amigo responde “Vamos sim, mas quando o pai sair prá ir no aeroclube”. Imaginei mil coisas, como o carrinho sendo puxado pela Brasília na pista de pouso e decolagem do aeroclube local. Claro que não era isso, mas eu imaginei mesmo assim. E começamos a ajudar o pai dele nos preparativos para ir ao aeroclube, carregando no carro, além do carrinho de rolimã, dois volumes embrulhados em panos, com mais de 1m de comprimento cada, e uma caixa esquisita de madeira, com alça e uma “forquilha” de cada lado (prá quem não sabe, forquilha é um pedaço de madeira em “Y”).

Chegamos ao aeroclube, e enquanto o pai do meu amigo tirava os embrulhos e a caixa, eu e meu amigo tirávamos o carrinho de rolimã da Brasília. Admiramos um pouco a “engenharia” do carrinho, sempre ouvindo uns zunidos ao longe, e quando nos demos por conta, várias pessoas estavam por ali com controles nas mãos, olhando prá cima. Dali a pouco, um ronco/zunido grave começou ao nosso lado, e foi ali a primeira vez que vi um aeromodelo ao vivo. Os embrulhos que o pai do meu amigo trouxera eram a fuselagem e a asa de um aeromodelo, e a caixa com as forquilhas era a caixa de campo. Só que o modelo não se parecia com qualquer avião que eu conhecesse (e isso que eu era viciado em Flight Simulator na época), e descobri que o pai do meu amigo fez toda a estrutura na garagem de casa, com madeira balsa e pedaços de plástico reaproveitado.

Agora, depois desse “conto histórico”, vou explicar o que vai ser apresentado nesse post. Todos os modelistas e a maioria dos aspirantes sabem que os modelos que usamos (autos, aeros, helis, nautis, ferro, etc…) podem ser adquiridos em lojas, e têm marcas próprias. Ou seja, saem de uma linha de montagem, ou no máximo, vêm com todas as peças prontas para serem montados. Mas o que mais impressiona nesse nosso hobby são os modelos construídos pelos próprios modelistas. Salvo algumas peças mais complexas e difíceis de serem produzidas (como servos, motores e pneus, por exemplo), todo o resto pode ser feito em uma oficina com um mínimo de ferramentas e os materiais certos.

Oficina de um modelista (ok, de um completo VICIADO em modelismo, não de um modelista de fim de semana... hehehe)

Oficina de um modelista (ok, de um completo VICIADO em modelismo, não de um modelista de fim de semana… hehehe)

E é sobre esse assunto que vamos falar hoje, no que promete ser o post mais longo que eu já coloquei no blog: modelos DIY. A sigla DIY (pronuncia-se “di-ai-uái”) vem do termo “Do It Yourself”, ou “Faça Você Mesmo”. São modelos construídos com materiais reciclados, ou mesmo novos específicos para esse fim, levando-se em conta dois fatores principais: a engenharia e a criatividade.

Chassi customizado

Chassi customizado

Muitos modelistas começaram com modelos pré-fabricados, com marcas conhecidas (Traxxas, HPI, Axial, Tamiya, Team Losi, etc). O segundo passo, normalmente, é a customização desses modelos: um eixo de outra marca, um motor mais forte, um amortecedor maior ou diferente, entre outras coisinhas que se podem adicionar (os chamados hop-ups). O próximo passo natural é construir você mesmo estruturas que possam substituir alguns desses componentes: um chassi alongado, um novo local para montar a bolha ou a suspensão, um sistema de transmissão…

Não que seja impossível, mas é muito difícil que um leigo, apenas com vontade, inicie sua vida no hobby por esse estágio. Normalmente o modelo vai ter deficiências que não teria se o modelista já tivesse experiência com modelos já projetados por outras pessoas. Desde saber onde é possível fixar um amortecedor, até entender que a distribuição de peso no chassi é mais eficiente desse ou daquele jeito.

Modelo à combustão quase que 100% custom

Modelo à combustão quase que 100% custom

E temos exemplos brazucas de engenharia RC, como o amigo Daniel (dz7modelismo), do forum do RC elétrico. Ele é responsável por um projeto que faz um crawler do zero (quase que literalmente), desde concepção do chassi a estudos de posicionamento de peças. O link para o projeto dele é este aqui. Segue agora a contribuição dele:

– Nome:
Daniel (dz7modelismo no Forum do RC Elétrico)
– Idade:
36
– Onde mora:
Lages – SC
– Profissão:
Autônomo
– Quando começou no automodelismo?
Ainda criança, acompanhando meu pai.
– O que motivou você a iniciar esse projeto DIY?
Sempre gostei de construir coisas e desde criança acompanhava meu pai nos projetos dele, que foi meu grande incentivador.
– O que recomenda a quem quer fazer algo assim algum dia?
Primeiro, deve-se ter curiosidade, ler bastante sobre o que tem interesse. Partindo daí, com algumas ferramentas básicas e uma boa ideia na cabeça, mãos à obra! Um projeto pode levar minutos, dias ou anos. Podem ser utilizados os mais variados materiais, que podem ser novos ou aproveitamento de sucatas.Hobby, hoje em dia, é um fuga para o STRESS do dia a dia, principalmente nos grandes centros. O primordial é liberar aquela vontade que tínhamos quando crianças, e pra quem viveu em um tempo onde as brincadeiras eram na rua (e não com celulares, computadores e vídeo games), fica mais fácil e prazeroso, é como voltar no tempo, uma brincadeira “de gente grande”!

Projeto iniciado pelo Daniel (dz7modelismo) - planejamento antes de tudo!

Projeto iniciado pelo Daniel (dz7modelismo) – planejamento antes de tudo!

Além do Daniel, o Wallison (Wally BH) também realizou um feito extraordinário. Um modelo 6×6, baseado no Axial SCX10, mas que aproveita apenas um pouco do modelo. Quase tudo é customizado, a começar pela “bolha”, se é que podemos chamar de bolha aquela obra de arte. Confiram aqui o que o Wally fez, e abaixo o depoimento dele:

– Nome:
Wallison Cunha (Wally BH no Forum do RC Elétrico)
– Idade:
38
– Onde mora:
Belo Horizonte, MG
– Profissão:
Engenheiro Civil
– Quando começou no automodelismo?
Já mexia com aero desde os 11 anos e com auto, modalidade Crawler desde 2007.
– O que motivou você a iniciar esse projeto DIY?
Sempre gostei de construir e arriscar. No caso do automodelismo, os preços proibitivos de algumas pecas especificas no Brasil e o alto custo de importação e das pecas em escala. No caso do caminhão, a vontade de fazer algo diferente também definiu as características do projeto.
– O que recomenda a quem quer fazer algo assim algum dia?
Recomendo muita, muita pesquisa, um bom projeto para não se perder na sequência de montagem, boas ferramentas e muita paciência. Não se pode ter pressa. Embora vc planeje tudo, muita coisa só se consegue experimentando. Então, se não ficar bom refaça tudo do zero.

Chassi do "Axial MAN", projeto customizado do Wally BH

Chassi do “Axial MAN”, projeto customizado do Wally BH

O mesmo chassi, já com a eletrônica

O mesmo chassi, já com a eletrônica

Começando a tomar forma, a carroceria (porque "bolha", prá mim, é de plástico, policarbonato, etc...)

Começando a tomar forma, a carroceria (porque “bolha”, prá mim, é de plástico, policarbonato, etc…)

Aí o MAN terminado

O MAN terminado

Aí o modelo na trilha... excelente trabalho!

Aí o modelo na trilha… excelente trabalho!

Outro amigo forista, o Antonio Carlos (ACRDurao), modificou um Axial EXO para se tornar um puro crawler, apesar da suspensão independente na dianteira. Vejam como foi o desenvolvimento do projeto (inclusive com a alteração quase que completa do chassi), e vejam que ele quase desistiu, mas foi em frente apesar das dificuldades! Olha o que ele diz:

– Nome:
Antonio Carlos (ACRDurao no Forum do RC Elétrico)
– Idade:
35
– Onde mora:
Londrina, PR
– Profissão:
Técnico em Automóveis
– Quando começou no automodelismo?
Fevereiro de 2014. Durante minhas férias, foi mais barato que a viagem pro litoral hehehe.
– O que motivou você a iniciar esse projeto DIY?
Não gostei de altas velocidades e resolvi alterar para uma outra categoria, Crawler com suspensão independente.
– O que recomenda a quem quer fazer algo assim algum dia?
Prepare o bolso e arrume tempo para pesquisas.

o Axial EXO, na forma original

o Axial EXO, na forma original

O EXO, já com as alterações no chassi, com a angulação ampliada

O EXO, já com as alterações no chassi, com a angulação ampliada

O novo chassi do EXO, reforçado

O novo chassi do EXO, reforçado

 E para abrilhantar ainda mais esse post, vou trazer para vocês, além das imagens e dos exemplos já mostrados, os depoimentos da pessoa que foi uma das minhas inspirações no automodelismo: Aaron, mais conhecido como djmedic2008, dono do canal RC Adventures, no You Tube. É dele, em conjunto com alguns colaboradores, um projeto chamado HD Overkill. Trata-se de um modelo 6x6x6, com esterço e tração em todas as rodas, quase que totalmente customizado. Estamos falando de 5 ESC’s, 4 motores Tekin 412 ROC Brushless, simuladores de fumaça e som de motor diesel, sistema de remoção de neve (uma pá com um sistema que “sopra” a neve pela lateral)… Um dos mais completos e complexos projetos que já vi. Segue o depoimento, em palavras próprias, tanto original quanto traduzido:

– Nome:
Aaron Bidochka / DJ MEDiC
– Idade:
Currently, I am ageless, due to having a Great hobby like Radio Control 😉 I’m 37
Atualmente, eu sou imortal, por ter um grande hobby como o RC 😉 Eu tenho 37
– Onde mora:
Western Canada, in the Province of Alberta
Oeste do Canadá, na província de Alberta
– Profissão:
 I am the Executive Producer, Host and Editor of a web based film series aptly named “RC ADVENTURES”. RC Adventures is the premier provider of original, aggregated and viral video content surrounding the Radio Control Hobby industry on YouTube.
Eu sou o produtor executivo, apresentador e editor de uma série de filmes na web, apropriadamente chamada “RC Adventures”. RC Adventures é o principal fornecedor de conteúdo original, agregado e viral, em vídeo no YouTube, em torno da indústria do hobby rádio-controlado.
– Quando começou no automodelismo?
My first Radio Control Car was a Nikko in 1988!
O meu primeiro carro rádio-controlado foi um Nikko, em 1988!
– O que motivou você a iniciar esse projeto DIY?
I started doing custom builds in 2009, on YouTube. I was the first video producer to build a scale RC 4×4 Truck on video (YouTube) for the world to see.  I was very inexperienced with the camera, and production at that time.. but my love for the hobby pushed me forward to make the video series. Very exciting for me, but I was so nervous! Here is my first build video : (segue link abaixo)
Eu comecei a fazer a construção de modelos customizados em 2009, no YouTube. Eu fui o primeiro produtor a construir um RC 4×4 em escala em vídeo (YouTube) para o mundo ver. Eu era muito inexperiente com a câmera e a produção naquela época.. mas o meu amor pelo hobby me motivou a fazer a série de vídeos. Foi muito excitante, mas eu estava tão nervoso! Aqui está o meu primeiro vídeo de construção: (segue link abaixo)
– O que recomenda a quem quer fazer algo assim algum dia?
Absolutely! Make sure to be educated about the products you need. Usually, if you are building a “kit”, (meaning its comes with no electronics) Then you still will need a variety of supplies to complete. Ensure that you are getting something you are excited about, as building an RC car, truck or any type of vehicle – it can be a challenge. But, perseverance, planning and dedication will provide hours and hours of delight!
Claro! Certifique-se de tomar conhecimento sobre os produtos que você precisa. Normalmente, se você está construindo um “kit” (quer dizer que ele vem sem eletrônica), então você vai precisar de uma variedade de itens para terminar. Tenha certeza de que está fazendo algo que você está animado para fazer, como construir um carro, caminhão, ou qualquer outro tipo de veículo RC – isso pode ser um desafio. Mas perceverança, planejamento e dedicação vão lhe dar horas e horas de prazer!

Esse é o Aaron (DJ Medic), um canadense loucão, que fez do hobby a profissão (ainda chego lá... hehehe)

Esse é o Aaron (DJ Medic), um canadense loucão, que fez do hobby a profissão (ainda chego lá… hehehe). Acima, o primeiro vídeo postado por ele no YouTube, em 2009.

Aqui o esqueleto do HD Overkill: chassi customizado 6x6x6 (6 "rodas" tracionadas com esterço)

Aqui o esqueleto do HD Overkill: chassi customizado 6x6x6 (6 “rodas” tracionadas com esterço)

O HD Overkill pronto, inclusive com simulador de fumaça e sons de motor diesel

O HD Overkill pronto, inclusive com simulador de fumaça e sons de motor diesel

Aqui, o HD Overkill com rodas e pneus "normais", do jeito que deve ser: SUJO!

Aqui, o HD Overkill com rodas e pneus “normais”, do jeito que deve ser: SUJO!

Bom, pessoal. Como todos que deram seus depoimentos disseram, a base para ter sucesso na construção do seu modelo é conhecer o que se está fazendo. Invenções próprias, “gambiarras” e aquele “jeitinho” podem ajudar muito, mas não se pode desprezar anos e anos de falhas e sucessos, tanto na indústria quanto na experiência de modelistas mais antigos. Pesquise, informe-se e planeje bem o que se vai fazer na bancada, na oficina, ou como eu mesmo, na área de serviço de casa, de costas pro tanque… hehehe

E é isso para esse post. Logo logo pretendo escrever sobre um pequeno projeto DIY que estou fazendo, com registros de fotos e tudo! E aguardem mais matérias, reviews, comentários e, se tudo der certo, interatividade por parte dos leitores aqui do High Voltage RC!

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