Modelismo – Automodelismo de Fenda

Publicado: 25/04/2013 em Todo o blog
Tags:, , , , ,

Salve, amigos modelistas!

Hoje a matéria é especialíssima!

Como todos já sabem, sou automodelista R/C, ou seja, tenho automodelos rádio-controlados. Mas não vou falar sobre eles hoje, e sim sobre um outro tipo de automodelismo, um tipo muito difundido há várias décadas, e que todos já tivemos ou, pelo menos, vimos ou ouvimos falar: o automodelismo de fenda, ou como também é conhecido popularmente, o Autorama!

O termo “Autorama” foi criado e é marca registrada da empresa Estrela. O primeiro Autorama da empresa foi lançado na década de 60, e este é um dos motivos pelo qual muitos “quarentões” e mesmo “cinquentões” são apaixonados pelo esporte até hoje.

Autorama da Estrela, modelo com Emerson Fittipaldi como garoto propaganda

Autorama da Estrela, modelo com Emerson Fittipaldi como garoto propaganda

Bom, eu não ando de autorama. Pelo menos não atualmente. Mas já tive uma pista de autorama, dessas mesmas fabricadas e distribuídas pela Estrela, na qual haviam dois slots (ou fendas, onde o contato elétrico é feito entre o carro e o controle), dois carros e dois controles. Para mim, a grande vantagem do autorama sobre os R/Cs toy-grade era o fato de podermos ligar a pista de autorama à uma tomada simples, enquanto os RC’s precisavam de pilhas e pilhas de pilhas (ok, o trocadilho não ficou bom, mas eu achei graça… hehehe). Já a desvantagem, que não chegava a ser desvantagem , na verdade, era o fato de não poder controlar a direção do modelo. Mas mesmo assim, a diversão era garantida, especialmente quando conseguia algum amigo para brincar junto, ou mesmo meu pai, que também adorava aquilo.

Brabham de Nelson Piquet, de um dos modelos da Estrela

Brabham de Nelson Piquet, de um dos modelos da Estrela

E como sou leigo no assunto, fui pesquisar. E localizei uma entidade chamada UPAF – União dos Pilotos de Automodelismo de Fenda. A instituição existe desde o ano 2000, e tem sido mantida pelas lojas especializadas que organizam competições em nível Estadual, em São Paulo. E conto, nesse post, com a colaboração do fundador-presidente da UPAF, Paulo Gonçalves. Paulo tem 52 anos, é empresário, dono da Parolu Autorama desde 1976, e da TWP Products, voltada à produção de componentes para autoramas. Essa empresa é a responsável pela construção e comercialização da primeira réplica de fabricação nacional, o modelo TWP 321. Veja a entrevista a seguir:

Pilotos reunidos na Parolu Autorama, de Paulo Gonçalves

Pilotos reunidos na Parolu Autorama, de Paulo Gonçalves

HVRC:  Com que idade você iniciou no hobby, e por influência de quem (pais, amigos, etc)?
Paulo: Comecei com  5 anos, com Autorama da Estrela, modelo HO, e aos 13 anos comprei meu primeiro Autorama Estrela escala 1/32. Sempre fui louco por carros e corridas, e na época nosso grande campeão era o Emerson Fittipaldi, que era o garoto-propaganda da Estrela também.

HVRC: Qual é a média de idade dos pilotos de autorama hoje?
Paulo: A média atual está em 35 anos.

HVRC: Na sua opinião, qual é o maior atrativo do autorama para os pilotos?
Paulo: É ter uma réplica de carros de diversas épocas, ou carros extremamente rápidos, que chegam a atingir velocidades acima de 150Km/h na reta maior (da pista).

HVRC: Além da UPAF, de quais outras associações você tem conhecimento, envolvendo o modelismo em geral?
Paulo: Existe a NPRA (National Professional Racers Association), voltada a carros “asa” de altíssima performance, e a LPA (Liga Paulista de Autorama), com carros em duas categorias “bolha”.

HVRC: Quais são as modalidades ou estilos diferentes de autorama, seja por tipo de carro ou tipo de pista?
Paulo: Existem as categorias de réplicas (carros 1/32 importados, de plástico, e o TWP 321, a primeira réplica nacional, além das réplicas 1/24). As categorias são: Carros 16D 1/24 categoria novatos UPAF, Carros Falcon 1/24 categoria novatos LPA, Carros G12 1/24 categoria velocidade bolha sem asa UPAF, Carros G27 1/24 categoria asa rápidos NPRA e Carros G7 1/24 categoria força livre.

HVRC: Existe um bom suporte para autorama por parte das lojas especializadas em modelismo?
Paulo: Sim, total. Hoje possuímos equipamentos de primeiro mundo na fabricação e desenvolvimento de materiais top de linha para autorama. Fabricamos motores, ferramentas, borrachas (a melhor do mundo para qualificação, UFRA TWP). Não precisamos importar tudo hoje em dia, temos um vasto material de fabricação nacional, e isto fez com que o custo do equipamento caísse bastante.

HVRC: Defina, em uma frase, o autorama para você:
Paulo: “Autorama: uma profissão, uma paixão.”

Paulo Gonçalves (D), ao lado do campeão da categoria S16D de 2011

Paulo Gonçalves (D), ao lado do campeão da categoria S16D de 2011

 

Modelo TWP 321, primeiro modelo fabricado 100% no Brasil, pela TWP Products

Modelo TWP 321, primeiro modelo fabricado 100% no Brasil, pela TWP Products

Hoje em dia, para quem quer começar no autorama, ainda existe a opção do modelo da Estrela, que ainda está longe dos profissionais, mas que é uma bela forma de entrar no hobby, além de ser nostálgico para quem já teve um desses. O modelo da fábrica mais atualizado não usa a Fórmula 1 como o seu antepassado. Os problemas para usar a foto de Felipe Massa no brinquedo vão da falta de popularidade da modalidade com relação à época de Fitipaldi, Piquet e Senna, e o baixo desempenho do principal piloto brasileiro na atualidade. Além do alto custo da imagem do corredor, que é vinculado à Ferrari (que não cobra pouco pelo que quer que seja). Mas mesmo assim, ainda temos o Autorama à venda, numa edição especial comemorativa de 50 anos, usando carenagens da Stock Car, tendo como garoto propaganda o multicampeão Cacá Bueno.

Edição comemorativa de 50 anos, com modelos da Stock Car, tendo como garotos propaganda Cacá Bueno e Tiago Camilo

Edição comemorativa de 50 anos, com modelos da Stock Car, tendo como garotos propaganda Cacá Bueno e Tiago Camilo

É isso, pessoal. Muitas pessoas vão lembrar, após ler esse post, dos tempos de infância, quando passavam um bom tempo estáticos, só movendo os olhos, tentando acompanhar o trajeto dos pequenos bólidos nas pistas, acelerando nas retas e segurando antes das curvas para não fazer o carro voar longe. E é com essa lembrança agradável que vou terminando esse post por aqui.

Até a próxima!

comentários
  1. Meu marido tem o primeiro autorama do Fittipaldi da década de 60, está na caixa, funcionando perfeitamente…só preciso trocar as rodas dos carrinhos que estão gastas. Onde posso fazer isso? É possível?

    • bushidobr disse:

      Olá, Vânia. Obrigado por visitar esse meu humilde blog. E parabéns ao maridão, não é fácil encontrar um item como esse hoje em dia, especialmente funcionando. Como eu e outros dissemos no Facebook, existem lojas especializadas em autorama pelo Brasil, e até alguma coisa no exterior. Além disso, oficinas de brinquedos usados, os famosos “Hospitais de Bonecas”, existem nas principais cidades do país, especialmente nas capitais. Outra opção é o Mercado Livre, o EBay, e outros sites de compra e venda. Fora essas opções, resta apenas a apresentada por um dos amigos do FB: compre um DeLorean, construa uma máquina do tempo, e volte aos anos 60. Aproveite e me traga uma daquelas Vespas… hehehe

Deixe um comentário