RC Tunning: Como montar um RC elétrico passo a passo

Publicado: 02/05/2013 em Automodelismo, Elétrico, Todo o blog, Tunning

Salve, amigos modelistas. Ou, no caso de hoje, um salve àqueles que querem tornar-se modelistas!

Nesse artigo, vou mostrar o que você precisa para entrar no mundo do R/C elétrico. Cada peça, cada tipo de componente, cada opção de acordo com o tipo de condução desejado, tudo vai ser apresentado aqui. Claro, não me julgo um expert nesse assunto, mas através de pesquisas vou procurar as informações mais confiáveis para passar para vocês.

1º – um breve conselho:

Primeiramente, sou obrigado a dar um conselho à vocês. É uma opinião de quem começou há pouco no automodelismo, mas acredito que comecei da forma certa. E o conselho é: COMECE POR UM MODELO RTR (Ready-to-run). Os modelos RTR vêm completos, com todos os componentes que você precisa para começar no hobby, e são ligeiramente mais baratos. Rádio, bateria, parte elétrica, está tudo ali… só precisa dar uma carga na bateria (em 99% dos casos o carregador está incluso no kit RTR) e sair andando. É menos dor de cabeça, você começa de cara, e ainda pode dar uns ups no modelo, conforme for vendo necessidade. Bateria LiPo, ESC de alta performance, motor mais potente, servo mais rápido… tudo pode ser substituído.

Traxxas Slash, versão RTR (informação no detalhe)

Traxxas Slash, versão RTR (informação no detalhe)

2º – escolha o estilo:

Antes de iniciar as pesquisas para saber qual modelo comprar, pense no que você quer fazer, e nos locais onde se pode praticar o hobby na sua cidade. Se você não dispõe de uma pista específica para automodelismo na sua cidade, procure por amplas áreas sem movimento intenso de veículos, com piso asfaltado, como um estacionamento de supermercado, por exemplo. É a locação perfeita para quem quer um modelo on-road. Se você mora em um local com amplos espaços abertos, com variação entre terrenos acidentados e relativamente planos, mas sem asfalto, pense no off-road. Mas se você não tem essas opções, e só conhece um monte de entulho no terreno ao lado da sua casa, o ideal é procurar um modelo para rock crawling. SEMPRE leve em consideração que não basta ter o modelo, é preciso ter onde praticar. Imagine ter uma bola de basquete, mas não ter sequer um pequeno pátio com uma cesta para brincar de vez em quando.

Off-road ou On-road?

Off-road ou On-road?

3º – procure opiniões sobre o produto:

Antes de iniciar no automodelismo, eu pesquisei a fundo o que estava disponível para comprar. Primeiro encontrei uma loja em Ciudad del Este, no Paraguai, que vende artigos de modelismo. Em seguida, percorri o catálogo online deles e fiz uma lista de modelos baseado no tamanho, preço e estilo desejado. Feito isso, peguei cada item dessa lista e fui prá internet procurar reviews e vídeos sobre os modelos. O meu primeiro modelo foi um Monster Truck Mastadon escala 1/18, da Himoto. Decidi comprar esse modelo pois eu queria um off-road simples, mas durável, e o vídeo do review da versão brushless RTR do canal UltimateRC (vídeo aqui) me convenceu. Escolher bem o modelo garante metade da diversão.

Jang, do UltimateRC: fonte confiável de opiniões e avaliações de produtos

Jang, do UltimateRC: fonte confiável de opiniões e avaliações de produtos

4º – não quero um RTR, quero fazer tudo por partes. Como proceder?

Se você já tem experiência com mecânica e eletrônica, não há mal algum em começar no modelismo escolhendo componentes avulsos. Aconselho começar pelo chassi, que é a base de tudo. Procure optar por chassis que sejam versáteis. Vários modelos compartilham um único chassi, dependendo da marca. Por exemplo, os modelos da Traxxas escala 1/16 dividem o mesmo chassi, com alterações na suspensão e em alguns eletrônicos. Assim, o Mini E-Revo 1/16 usa o mesmo chassi do Traxxas Rally 1/16 VXL e no Traxxas Mini Summit 1/16. Com um chassi versátil, em menos de 30 minutos, você pode trocar o estilo de on-road para off-road.

5º – o chassi:

Ao comprar o chassi, leve em conta o que você deseja. Como dito acima, um chassi versátil é muito bom, mas se você sabe o que quer, e não pretende se enveredar por outros estilos, um chassi específico é melhor. Ao escolher a marca, prefira as que têm mais peças de reposição disponíveis. Apesar de não serem os melhores, por exemplo, os chassis da HSP são idênticos aos da Exceed, da Himoto, da Iron Track… ou seja, para pelo menos uma dessas marcas existem peças de reposição em qualquer lugar. Já marcas mais conhecidas, como HPI, Traxxas, Kyosho e Tamiya têm grande disponibilidade de peças específicas para seus modelos. Mas se você quer um modelo versátil, fuja dessas marcas. A não ser que você consiga comprar as peças específicas para cada modelo, o que normalmente é muito mais caro e problemático do que ter dois modelos diferentes. Afinal, transformar um Tamiya TT-01 em um modelo off-road é uma tarefa complicada.

Chassi: a estrutura do carro

Chassi: a estrutura do carro

6º – o motor:

Vai pisar fundo e quer velocidade? Vai andar com calma e sobre pedras? Bom, o momento de escolher o motor é um dos mais delicados. Dentro das limitações de cada chassi, além das diferenças óbvias entre cada motor para a escala indicada, temos que levar em conta o tipo de condução que se vai praticar. Motores escovados (brushed, ou “bred”) têm torque mais elevado e menor velocidade final do que motores não-escovados (brushless, ou “brless”). Porém os bred têm menor vida útil, exatamente pela ação da dita escova. O atrito que ela exerce pode desgastar o carvão, e levar o seu motor ao fim de seus dias muito mais cedo. Especialmente se você forçar demais a rotação. Além do tipo de motor, temos que pensar na relação coroa-pinhão, que vai determinar quantas revoluções do motor darão tantas revoluções do pneu. Uma relação mais curta (coroa maior e pinhão menor) proporciona menor velocidade final, mas mais torque. A relação mais longa (coroa menor, pinhão maior) proporciona mais velocidade. Sempre lembrando que, quanto mais curta a relação, mais exigido vai ser o motor, e mais quente ele vai ficar. Este é outro fator importantíssimo, a temperatura. Não só no motor, mas em qualquer componente. Uma temperatura muito alta, além de diminuir a vida útil, pode chegar a derreter componentes. Motores brless operam tranquilamente a 50~60º centígrados. Os bred alcançam temperaturas mais altas, por conta do atrito, mas não devem passar de 75~80º.

Traxxas Titan 12T, padrão dos modelos 1/10 da marca

Traxxas Titan 12T, padrão dos modelos 1/10 da marca

7º – o ESC:

O Electronic Speed Control, ou ESC é o cérebro do carro. Controla a voltagem a ser distribuída aos outros componentes. São classificados de acordo com a corrente máxima de operação, medida em Ampéres, ou Ah. Para deixar o mais simples possível, vou me ater aos tipos básicos de ESC’s, que são os específicos para motores brled e brless, com ou sem sensor, com ou sem BEC (Battery eliminator circuit, ou circuito eliminador de baterias). Ao comprar o ESC, leve em conta o tipo de motor usado, pois um ESC específico para motores brless não são compatíveis com motores bred. Prefira os modelos com BEC, sem ele fica muito perigoso usar baterias de LiPo, uma vez que devemos observar a voltagem mínima dessas baterias. A questão do sensor, que também envolve os motores, é específica dos brless, e determina o nível de trepidação quando se começa a acelerar. Para modelos que vão sempre andar a altas velocidades, o sensor não é necessário, embora útil se você for “manobrar” o modelo. Na minha opinião, é questão de preferência. O BEC é importante, pois corta a alimentação de acordo com a voltagem da bateria. Para alguns modelos é programável, o que é excelente.

ESC HobbyKing básico, de 60A, com cooler de refrigeração

ESC HobbyKing básico, de 60A, com cooler de refrigeração

8º – o rádio (transmissor e receptor, ou TX/RX):

Ao escolher o rádio, tenha em mente que você vai precisar de tantos canais quantas funções tiver no modelo. Rádios básicos, de 2 canais vão somente prover aceleração, freio e ré em um canal e esterço no outro. Para modelos mais avançados, com sistema de luzes ou mais marchas, ou mesmo como sistema de bloqueio remoto de diferenciais, vai ser necessário um rádio com mais canais. Os modelos chamados “pistola”, com acionamento do esterço por um pequeno volante no controle, vão até 5 canais, como o Traxxas TQi, que tem inclusive um ponto de fixação para iPod Touch e iPhone, com telemetria e ajustes que permitem que se tire o máximo proveito do modelo. Acima de 5 canais, já temos os transmissores de manche, como nos aeromodelos. O mais importante, entretanto, não é o número de canais, e sim a frequência de operação. O recomentado hoje é o sistema de 2.4GHz, em substituição ao de 27MHz, tanto pela questão de interferência (no sistema 2.4GHz, pode-se operar mais de 30 modelos simultaneamente, sem interferência) quanto na distância de operação (os modelos 27MHz operam em uma média de 50 a 100 metros, já os modelos 2.4 GHz operam a distâncias acima de 400 metros). Controles extras, como dual rate para cada canal e inpoints para programação de exponencial também são preferíveis, embora não essenciais.

HPI TF-40, 3 canais

HPI TF-40, 3 canais

9º – rodas e pneus:

Tenha em mente que um pneu pode definir inteiramente a dirigibilidade do modelo. E temos alguns aspectos importantes quando falamos de pneus. Nos modelos off-road, temos que considerar o padrão (ranhuras, garradeiras, etc), o composto da borracha (mais macio ou mais duro), o tipo de preenchimento (espuma firme, espuma macia ou vazio), largura da banda e diâmetro total. Nos modelos on-road, o importante é o composto da borracha, a largura da banda e o diâmetro. Os pneus para crawling, por exemplo, têm espuma super macia ou ausente, composto da borracha extremamente macio (quanto mais “grudar”, melhor) e padrão muito agressivo. Já pneus para drift são muito duros (usa-se até mesmo eletrodutos cortados na largura da roda), sem preenchimento e lisos, sem padrão (quando há, é muito discreto, apenas para aparência). Outro ponto, com relação às rodas, é a medida dos hexagonais, pequenas peças da suspensão que transmitem a força para a roda). Modelos mais básicos têm hex plásticos, com opção de upgrade para os de alumínio. Ainda, cuidado com a medida dos hex, o padrão é 12mm, mas existem vários tamanhos diferentes.

Pneus e rodas off-road e on-road

Pneus e rodas off-road e on-road

10º: bolha:

A bolha, que dá a identidade ao modelo, deve obedecer a escala correta. Para modelos 1/10, bolhas 1/10. É possível, entretanto, usar bolhas de escala diferente da do modelo, com adaptações. Mas para começar, não recomendo. O que recomendo são as bolhas fabricadas em Lexan ou policarbonato. As primeiras são mais difíceis de encontrar, mas mais leves e maleáveis. As últimas são mais comuns e mais baratas. Bolhas normalmente vêm sem pintura, transparentes. Se optar por esse tipo, a fim de personalizar a pintura de sua preferência, tenha em mente algumas observações: Use tintas próprias para o material; Dê especial atenção ao isolamento de áreas com cores diferentes, ou que se quer deixar transparentes; Assista a tutoriais no YouTube sobre como pintar a sua bolha. Na verdade, o recomendado é usar bolhas pré-pintadas e, com o tempo, personalizá-las.

Bolha HSP 1/8

Bolha HSP 1/8

É isso. Sabendo dessas informações, você já pode se aventurar pelo mercado dos automodelos RC’s e ir comprando o que melhor se encaixe ao seu estilo. Sempre tenha em mente que, ao montar o seu modelo, você pode precisar de ajuda de especialistas, não só modelistas, mas principalmente técnicos em eletrônica, na hora de soldar fios, fazer conexões, escolher o melhor ipo de plug para cada coisa…

Futuramente, com mais experiência nesse campo, quero escrever artigos específicos sobre cada componente. Aguardem!

comentários
  1. arayka disse:

    Olá, gostei mas, como faço a ligação ou transmissão entre o ESC e o Controle Radio Transmissor e Receptor, e os Servo motores?

    • bushidobr disse:

      É fácil… a primeira coisa que você pode fazer é testar tudo fora do carro. Primeiro, conecte o motor ao ESC (cuidado com a ordem dos cabos, veja no manual do seu ESC e do seu motor). Em seguida, conecte o servo e o ESC no receptor, nos canais 1 e 2 (cuidado com a polaridade). Conecte a bateria, ligue o sistema e vire a direção. Se o motor for acionado, desligue tudo, inverta a ligação do ESC e do servo no receptor, e teste novamente. Se o servo for acionado, é porque está tudo OK.
      Normalmente o manual do rádio informa qual canal é do motor (pelo ESC) e qual é do servo, então não vai ter erro.

  2. henrique disse:

    aonde eu acho essas peças todas ?

    • bushidobr disse:

      Henrique, a resposta para essa pergunta é simples, mas ao mesmo tempo complexa.
      Simples, porque existem várias lojas que vendem peças de RC, bem como kits para montar e modelos prontos, faltando só pilhas pro rádio (ou nem isso).
      Complexa, pois os valores são bem variados, dependendo exatamente do que você quer. Um servo mais barato e mais simples, ou um servo mais caro e melhor, um ESC para motores brushed ou brushless, com ou sem cutoff para LiPO, um motor com mais ou menos “T’s”…
      Duas boas opções no exterior são a Asiatees (mais demorado, mas mais barato) e a Hobbyking (produtos próprios / Turnigy), e no Brasil temos inúmeros exemplos.
      E sempre há a opção do Mercado Livre, mas aí você depende de ter um pouco de conhecimento ou, pelo menos, pesquisar muito antes de comprar.

  3. Natã disse:

    Cara n tem como compra o chassi completo nao? Tipo so pega a bolha e colocar no chassi ?

    • bushidobr disse:

      Olá, Natã!

      Desculpe a demora para responder.

      Claro que é possível comprar o chassi completo. É inclusive recomendado para iniciantes, pois é só carregar a bateria e andar.

      Recomendo procurar modelos denominados “RTR” (Ready-to-Run), como o Traxxas Telluride, por exemplo. É um excelente modelo para começar, e já fiz o review comentado dele aqui no blog.

      Abraço!

  4. Alexandre disse:

    Muito bom! Parabéns pelo post.
    Estou procurando por um RTR Off-road elétrico 1:10 e queria saber se posso comprar um modelo básico que eu possa trocar apenas a bolha depois. Tipo o JEEP Wrangler.
    Assim eu fico com um modelo mais em conta (R$) mas com um bom “brinquedo” e a possibilidade de ter um Jeep.

    Qual o modelo que indica?

    • bushidobr disse:

      Olá, Alexandre!
      Olha, o problema todo dessa sua dúvida é a expressão “mais em conta”. Pra quase tudo nesse mundo, eu sigo um ditado que o meu pai usa até hoje: “a economia é a base da porcaria”. Não adianta economizar num automodelo para iniciante que pode, na pior das hipóteses, te frustrar a ponto de não querer mais nem saber do hobby.
      Por exemplo, você pode comprar um automodelo chamado “genérico”, como um HSP/Himoto, mas ele nunca vai ter a durabilidade, qualidade e desempenho de um Traxxas ou um HPI.
      Maior custo normalmente quer dizer maior investimento em qualidade. A Traxxas e a HPI, que usei como exemplos, pesquisaram a fundo para criar modelos com muita qualidade. A HSP, a Himoto, a RedCat e outras não pesquisaram tanto, por isso os modelos são mais baratos.
      Mas não quer dizer que as três marcas mais “humildes” fazem só porcaria. Eu mesmo já tive modelos dessas três marcas, e me diverti bastante com eles. Mas hoje não troco meu Traxxas Telluride por qualquer modelo dessas marcas. Posso até comprar um simples, mas nunca será tão bom quanto o meu Telluride.

      E esse é exatamente o modelo que eu recomendo: O Telluride. Ele já tem a bolha com a cara do Jeep Wrangler (ou o nacional Troller), é relativamente simples para um RTR, tem desempenho dentro do esperado pela faixa de valor e a qualidade e garantia Traxxas. Pode comprar de olhos fechados, pois não vai se arrepender!

  5. sidnei floriano disse:

    ola. como saber qual tamanho de coroa x pinhao tenho que usar para um crawler, tipo se eu comprar um motor 50t x esc 60A x qual coroa e pinhao tenho que usar

    • bushidobr disse:

      Olá, Sidnei… perdão pela demora em responder… hehehe

      Tudo vai depender do que você quer em termos de desempenho. Lembre sempre que coroa maior/pinhão menor quer dizer mais torque do que velocidade, e coroa menor/pinhão maior representa mais velocidade do que torque.
      Para um crawler, claro que você precisa de menos velocidade e mais torque. Mas cuidado com exageros: às vezes você precisa de velocidade de rotação dos pneus pra poder vencer alguns obstáculos.
      No SCX-10 da Axial (um “scale crawler”), por exemplo, a coroa é uma 80T, e o pinhão pode variar entre 18, 20 e 22T.
      Espero ter ajudado. Abraços!

  6. Fernando disse:

    Olá, fiquei interessado em montar um automodelo, mas gostaria de fazer tudo do início mesmo, sou estudante do 2º semestre de engenharia mecânica e acho que seria um aprendizado válido fazer isso, queria saber quanto eu gastaria em média pra fabricar um automodelo desse ! Obrigado.

    • bushidobr disse:

      Olá, Fernando! Bom… no seu caso, sendo estudante de engenharia mecânica, a parte mais difícil você tira de letra. Possivelmente você tenha acesso na faculdade a uma oficina e a materiais que podem ser usados para montar o seu modelo.
      Não há como saber nem mesmo em média quanto se vai gastar prara fazer um automodelo do zero (no caso, o chassi, pois a eletrônica é beeeeem mais complicada). Depende muito do que se vai usar como matéria prima. O alumínio é uma opção barata e efetiva para certos tipos de modelo, mas lembre-se: bateu, quebrou. Esse é um dos motivos pelo qual as fábricas optam, normalmente, por plástico e fibra de carbono. Algumas peças, no entanto, podem ser feitas em alumínio, como amortecedores, por exemplo.
      O melhor é fazer um projeto, verificar materiais a serem usados, e pesquisar valores.

      Mas lembre-se: Mesmo que se faça tudo do início, duas coisas são essenciais: dinheiro e conhecimento. O automodelismo, como quase todos os tipos de modelismo, não é um hobby barato, e quando não se sabe o que está fazendo, pode ficar ainda mais caro.

      Mas meta a cara! Pesquise! Procure foruns de automodelismo artesanal, e não desanime com uma ou duas (ou várias) falhas! Uma hora sai algo que você gosta, e a diversão é garantida!

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