RCR – Traxxas E-REVO Brushless Edition

Publicado: 03/05/2013 em Automodelismo, Elétrico, Review, Todo o blog
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Salve, amigos modelistas!

Estou começando uma série de posts onde apresento reviews de alguns modelos mais conhecidos dos modelistas.

Não, eu não faço esses reviews. Eu APRESENTO os reviews. Os motivos pelo qual faço isso são:

1º – Eu não sou rico. Não posso comprar modelos apenas para testá-los;
2º – Já existem reviews de ótima qualidade sobre a maioria dos modelos disponíveis no mercado;
3º – Como vou usar principalmente os vídeos do UltimateRCnetwork, que são todos em inglês, achei interessante para os leitores que não sabem inglês, que poderão usufruir tanto quanto eu do trabalho do nosso estimado Jang.

E para começar, vamos ao primeiro. O motivo por ter escolhido esse modelo, o Traxxas E-REVO Brushless Edition foi o fato de eu conhecer algumas pessoas na minha cidade que têm esse modelo, e por ser um dos mais famosos do mundo dos RC’s.

Traxxas E-REVO Brushless Edition RTR

Traxxas E-REVO Brushless Edition RTR

Basicamente, o E-REVO é um Monster Truck com perfil baixo, capaz de altas velocidades. Claro, a definição de “perfil baixo” não se encaixa tão bem no conceito de Monster Truck, mas os pneus enormes e o grande curso da suspensão o qualificam nessa categoria. Trata-se de um modelo 4×4, com motor brless (como o próprio nome já diz), e tem o famoso e amado Castle Creations Mamba Monster combo, com um ESC enorme e um motor de 40 x 74 mm de pura monstruosidade, num sistema próprio para modelos escala 1/8.

Outra coisa interessante em se anotar nesse review é o sistema de suspensão conhecido como “REVO style”, ou estilo REVO, composto por amortecedores horizontais internos, acionados por cantiléveres ligados a hastes conectadas aos braços da suspensão. Os amortecedores são de alumínio, com roscas para aumentar ou diminuir a altura do chassi com relação ao solo.

Apesar de ter servos (sim, DOIS servos para a direção), motor e receptor à prova d’água, o ESC não tem essa proteção. Como disse o próprio Jang, não tem porquê deixar esse componente crítico desprotegido e vedar todo o resto. Mas é algo que se pode fazer com um pouco de gambiarra e paciência.

O chassi é feito em plástico reforçado com fibra, e tem duas bandejas laterais para as baterias. Falando em baterias, no modelo revisado pelo Jang, havia incluído de fábrica 2 packs de baterias NiMH de 8,4V e 3000 mAh de 7 células. Como ele mesmo aponta, especialmente para uso com um sistema brless, elas são insuficientes.

Quando fez o review, Jang recebeu o modelo no final da “Era Traxxas Link”, com um rádio antigo que não é mais incluído nos modelos RTR. Hoje em dia, a Traxxas têm disponível o novo modelo TQi, que pode receber, inclusive, um encaixe para iPhone e iPod Touch, e têm disponível na AppStore um programa para receber a telemetria do modelo em tempo real. Os dois têm em comum um sistema de configuração por botões e um LED, onde se pode programar diferentes funções direto no controle. Possuem trimms e dual rate para os dois canais, usam a frequência padrão mais moderna de 2,4 GHz e são movidos por 4 baterias “AA”.

O Traxxas E-REVO RTR vem com um bônus em relação a outros modelos: várias “coisinhas” sobressalente, como óleo para amortecedores, uma coroa extra, clips para a bolha, além de várias ferramentas. Poucos modelos têm tantos extras assim nas versões RTR. Mas o que mais chama a atenção é o “Long Travel Rocker Set”, basicamente um conjunto de componentes para aumentar a altura da suspensão, com molas, novos cantiléveres, etc.

Agora sobre o desempenho: mesmo com as baterias incluídas no pacote, o E-REVO impressiona. Com duas LiPos 3S, é capaz de, com a aceleração total a partir do zero, dar backflips, dado o ajuste da suspensão e a força do sistema Mamba Monster. O problema principal disso é que essa configuração é conhecida como “Tire Shredder Power”, ou “Poder Retalhador de Pneus”. No vídeo, o carro acelera tão rápido e com tanta força que o pneu estoura, mesmo sem pressão de ar dentro dele, expondo a espuma de preenchimento.

Em terreno plano, o E-REVO com baterias NiMH originais, totalmente carregadas, atingiu a velocidade máxima de 35 Milhas/h (aprox. 56Km/h). O mesmo pode ser esperado com duas LiPo 2S. Com duas 3S, chegou a 50 Milhas/h (aprox. 80Km/h)! Para um modelo Monster Truck, isso é excelente. Mas para um Monster Truck, ele é bem baixo, como já dito, e se comporta como um Stadium Truck meio “desajeitado”.

50 Milhas/h (80 Km/h) de velocidade máxima

50 Milhas/h (80 Km/h) de velocidade máxima

A suspensão, mesmo com os ajustes de fábrica, é bem estável, mas ainda capaz de andar em terrenos bem acidentados. Mas mesmo assim, é bem macia. Não tem muita rolagem lateral, mas baixa bastante a traseira quando acelerado. Isso faz com que a traseira do chassi bata bastante no chão, e o modelo pode ficar instável em terrenos mais ruins.

Na pista off-road, o carro não toma conhecimento dos saltos. A performance é admirável, a suspensão é macia o suficiente para absorver as aterrissagens, mas nem tanto para deixar a dirigibilidade comprometida.

A suspensão absorve bem as aterrissagens

A suspensão absorve bem as aterrissagens

Agora, como em todos os seus vídeos, Jang não poupa o modelo. Há um teste de durabilidade, onde ele edita as piores quedas, batidas, pancadas e piruetas, intencionais ou não, para mostrar o quanto o modelo pode aguentar. E o resultado para o E-REVO foi, apesar de tudo, positivo. Um acidente totalmente aleatório quebrou a balança inferior da suspensão traseira, do lado direito, mas o uso normal (ou quase) do modelo rachou a outra balança, e ainda temos o incidente com os pneus originais, usando 6S. Fora isso, o modelo mostrou-se bastante durável, mesmo com todo o abuso do avaliador.

No geral, para o Jang, o E-REVO é um ótimo modelo. Durável, poa dirigibilidade, estável e rápido. Além de, na minha modesta opinião, um dos modelos mais lindos à venda atualmente.

Durável, poa dirigibilidade, estável e rápido

Durável, poa dirigibilidade, estável e rápido

E é isso, pessoal. Em nome do nosso anfitrião do vídeo, pelo que vocês se inscrevam no canal UltimateRCnetwork, e dêem “joinha” pro vídeo, cujo link segue abaixo.

Um grande abraço, e até o próximo review comentado!

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