RCR – HPI WR8 Flux (Ken Block H.F.H.V. Edition)

Publicado: 07/05/2013 em Automodelismo, Elétrico, Review, Todo o blog
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Salve, amigos modelistas!

Mais um post da série RCR, com reviews comentados por este humilde blogueiro. Dessa vez, um modelo que eu achei muito, mas MUITO interessante. E mais do que na hora, entrou na minha lista de futuras aquisições. É o HPI WR8 Flux Eletric RTR – Ken Block H.F.H.V. Edition. É uma réplica exata do Ford Motorsport Fiesta, usado pelo famoso piloto Ken Block em seu vídeo Gymkhana 5.  Mas vamos ao review.

HPI WR8 Flux H. F. H. V. Ken Block Edition

HPI WR8 Flux H. F. H. V. Ken Block Edition

Bom, como foi dito, o modelo é uma réplica do Ford Fiesta do Ken Block. Réplica MESMO, inclusive com uma roda preta e três amarelas. Ele é, literalmente 1/8, ou seja, exatamente na escala correta. Mas em termos de RC, a bolha dele é apenas um pouco maior do que a do modelo escala 1/10.

Ken Block, ao lado do modelo em escala real

Ken Block, ao lado do modelo em escala real

Tirando a bolha, vemos que o modelo é baseado na série HPI Bullet de Monster Trucks 1/10. Eixo cardã central, com a bateria de um lado e o motor do outro, com um diferencial central lacrado. Aliás, do pinhão do motor às entranhas do diferencial, a “drive lane” é toda em metal. Suspensão independente, com amortecedores em plástico, sem rosca, barras estabilizadoras na frente e atrás, sem ajuste de camber, mas com ajuste de TOE na frente. Para o nosso anfitrião Jang, ela parece muito bem ajustada, direto na caixa.

HPI Bullet Flux, o chassi do qual o WR8 é derivado

HPI Bullet Flux, o chassi do qual o WR8 é derivado

Outra coisa que recebe atenção especial é o slot da bateria. Com ajuste de comprimento e presilhas com velcro, aceita vários modelos diferentes de baterias LiPo.

Os postes da bolha são outro ponto: os traseiros são muito altos, e os da frente, apesar de serem curtos, são montados em uma parte elevada, junto com o pára-choques dianteiro.

Como motor, temos um Castle Creations 4000 Kv, brushless sem sensor, o mesmo do HPI Savage Flux XS. ESC derivado do Castle Creations Sidewinder, com cooler pré-montado e supostamente à prova d’água. Suporta uso de baterias LiPo até 3S.

Chassi e eletrônicos

Chassi e eletrônicos

Já o sistema de TX/RX usa o modelo básico da HPI, o TF-40, com 3 canais, ajuste de trim para aceleração e esterço, boa ergonomia (o “volante” é levemente deslocado para baixo, melhorando o equilíbrio do controle), ajuste para dual rate e inpoints, e usa apenas 4 pilhas AA, já inclusas no pacote RTR.

HPI TF-40, 3 canais

HPI TF-40, 3 canais

As rodas são as de 2,2 polegadas (5,58 cm), com hexagonais de 12mm. Os pneus têm um composto extremamente macio, mas com padrão específico para rua, não sendo indicado para terra. Outras versões do WR8 têm pneus com padrão diferente ou com pneus para cascalho (brita). Como no modelo em escala real, este modelo vêm com três rodas amarelas e uma roda preta. Coisa de Ken Block… hehehe.

Pneus extra-macios, com padrão exclusivo idêntico ao modelo original

Pneus extra-macios, com padrão exclusivo idêntico ao modelo original

Rodas reproduzidas nos mínimos detalhes (inclusive a dianteira esquerda preta)

Rodas reproduzidas nos mínimos detalhes (inclusive a dianteira esquerda preta)

Vamos à avaliação do desempenho: com baterias 2S, velocidade máxima de 33 milhas/h (aprox. 53 Km/h). Os pneus, apesar da regra “jogue fora seus pneus stock”, são muito bons, mesmo em superfícies com bastante poeira. O modelo é bem esperto, mas para conseguir perder a traseira e “drifar” nas curvas, você tem que vir bem quente no acelerador. Já em uma bateria 3S pequena, a máxima salta para 48 milhas/h (aprox. 77 Km/h), sem alterar a relação. A HPI diz que se pode mudar a relação, e atingir até 60 milhas/h (aprox. 96 Km/h), e aparentemente a empresa não mente. Jang, após uma carga inteira de uma 3S pequena, mediu a temperatura do motor e estava a apenas 130º F (54º C). Obviamente, com a 3S, fica muito mais fácil sair de traseira, e “drifar” nas curvas. Entretanto, o ajuste do modelo destina-se ao uso apenas on-road, de forma que o esforço para fazer o WR8 escapar nas curvas foi considerável para o nosso anfitrião.

No teste na pista on-road (Nor Cal Hobby and Raceway, Union City, CA), uma pista tratada, com grip extra, e com o modelo completamente stock (apenas a frente da bolha rebaixada em 1 furo, mais por estética do que outra coisa), o modelo se mostrou bem maleável, até demais na verdade. O WR8 tem muita rolagem lateral e a maciez da suspensão faz com que a dianteira da bolha raspe no chão nas freadas e levante nas retomadas. Devido o tratamento na pista e ao composto extra-macio dos pneus, é bem fácil capotar o modelo em uma curva feita muito rápido. Para uso exclusivo em pistas ou asfalto, é recomendável endurecer a suspensão, com óleo mais firme e mais pre-loads nos amortecedores.

Mas mesmo sendo uma réplica de um automóvel específico para asfalto, os ajustes de suspensão dão a possibilidade de absorver alguns saltos, e até mesmo praticar um pouco de rally. E foi nesse ambiente que Jang se surpreendeu. Com pneus e rodas stock, específicas para asfalto, o carro se comportou como se tivesse pneus com padrão mais agressivo, mais voltado para off-road. Mas além dos pneus, a própria suspensão pôs um sorriso na cara do modelista. A maciez e o alcance dos braços fez com que ele conseguisse superar obstáculos que outro modelo puramente on-road jamais conseguiria. Tanto na área de bashing quanto na pista off-road, o carro andou muito bem. Claro, para um carro com pneus específicos para on-road e com a suspensão e a bolha mais baixa. Por ser um chassi idêntico ao da série off-road, a suspensão trabalha bastante, tendo um curso maior do que um modelo on-road. Isso permite ao WR8 absorver uma grande variedade de obstáculos em terrenos mais acidentados.

Quando o Jang fez o vídeo, ele sabia que os pneus que vinham no modelo eram específicos para on-road, então ele comprou um jogo de pneus da versão nitro do WR8, específicos para cascalho (gravel). E ao testar o modelo com esses novos pneus e rodas, ele notou a diferença, na terra, na aceleração, embora não houvesse incremento no desempenho nas curvas. Já no asfalto, a tração à frente não mudou muito, mas o carro saía bem mais de lado, tornando a experiência mais divertida para o nosso anfitrião. Outra consideração sobre os pneus, é que eles  não se desgastam tanto com o uso, apesar de serem feitos de um material bastante macio. Os pneus originais quase não tiveram desgaste na parte central da banda, apenas um pouco nos lados. Já os de cascalho tiveram um pouco de desgaste por serem usados bastante no asfalto, mas certamente não condizente com a quantidade de uso.

Após o tradicional teste de durabilidade, a opinião do avaliador foi fartamente positiva. O modelo, por ter um chassi baseado em um Monster Truck, combinado com o pára-choques dianteiro, os braços mais curtos na suspensão e a bolha inteiriça, mostrou-se bastante resistente a aterrissagens com o acelerador completamente aberto. A maioria do stress foi transmitido à bolha, que cobre completamente o chassi e a suspensão, e o pára-choques dianteiro fez muito bem o seu trabalho. Além disso, Jang observou o feedback dos usuários do YouTube sobre a transmissão da série Bullet, com reclamações constantes sobre a durabilidade desse componente. Entretanto, como os MTrucks têm pneus e rodas muito maiores, a quantidade de stress sofrido pela transmissão no WR8 é muito menor, sendo que a transmissão deste modelo resistiu bem ao abuso, e não mostra sinais de desgaste prematuro.

No geral, a opinião do avaliador é de que o modelo é “freaking awesome”, algo entre “fantástico” e “minha cabeça explodiu”. Ou seja, é o melhor modelo stock que ele já viu desde o HPI RS4 Rally, e mostrou que a HPI prova alguns fatores: é possível que um modelo RTR tenha pneus, ao menos, utilizáveis; é possível que um modelo RTR tenha um bom ajuste de suspensão logo que é tirado da caixa. A frase final do Jang na avaliação diz tudo: “Good job, HPI!”, ou seja, “Bom trabalho, HPI!”

Jang, como o modelo avaliado (com pneus e rodas para cascalho)

Jang, como o modelo avaliado (com pneus e rodas para cascalho)

E é isso para esse review comentado do HPI WR8 Flux Edição Ken Block H. F. H. V.  Gymkhana 5. Esperamos (eu e Jang) que você tenha gostado do que viu, e recomendamos o modelo, que custa na faixa de US$ 700,00 a US$ 800,00 no exterior. Curta e comente esse post, e curta e subscreva-se no canal UltimateRC. Segue abaixo o vídeo do review. Até a próxima!

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