RCTunning – Electronic Speed Control

Publicado: 16/05/2013 em Automodelismo, Combustão, Elétrico, Todo o blog, Tunning
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Salve, amigos modelistas!

Conforme prometido em outro post, começo agora a falar especificamente de cada componente de um RC elétrico. E para começar, vamos analisar o cérebro do modelo: o ESC.

Electronic Speed Control, ou simplesmente ESC

Electronic Speed Control, ou simplesmente ESC

ESC, como o título do post diz, significa Electronic Speed Control, ou Controle Eletrônico de Velocidade. O papel do ESC é regular a voltagem que vem da bateria para os outros componentes (motor, servo, sistema de luzes, etc). Existem vários tipos diferentes de ESC, dependendo da aplicação desejada. Por exemplo, temos ESC’s específicos para motores escovados (brushed, ou bred), para motores não-escovados (brushless, ou brless), para motores brless com ou sem sensor, com ou sem reverso, com ou sem BEC (falarei mais sobre o BEC adiante), com freio dinâmico ou regenerativo, etc.

Traxxas Velineon VXL-3S, à prova d'água

Traxxas Velineon VXL-3S, com tratamento à prova d’água já de fábrica

Os ESC’s são classificados conforme a corrente máxima de descarga. A corrente mais comum nos ESC’s de automodelos elétricos é a de 60 Ampères, ou 60A. Um ESC com essa corrente máxima pode operar sem problemas um motor brless de 8.5T, alimentado por uma bateria LiPo 2S. Normalmente, quanto maior a corrente máxima, maior o ESC, então cuidado ao escolher um ESC super-ultra-ridiculamente-pica-das-galáxias forte: ele vai desbalancear o seu modelo, e trazer mais prejuízo do que benefícios.

ESC simples da Turnigy, de 10A

ESC simples da Turnigy, de 10A

Com relação aos ESC’s para motores com ou sem escova, você deve prestar bastante atenção. Um ESC para motor brless não funciona corretamente com um motor bred, e vice-versa. Além da diferença óbvia entre os motores, há também o fato de eles operarem cada um com uma corrente específica, então ligar um ESC em um motor diferente do específico para ele pode danificar um ou os dois componentes.

Agora sobre o tipo de bateria utilizado. As baterias NiMH (Hidreto Metálico de Níquel) podem ser descarregadas totalmente, e recarregadas novamente. Já as baterias LiPo (Polímero de Lítio) devem obedecer uma regra: NUNCA descarregar abaixo da voltagem mínima recomendada. Os ESC’s não fazem distinção quanto ao tipo de bateria para operar, mas você pode prevenir problemas, se usar baterias LiPo, usando um ESC com o sistema BEC, ou ao menos um BuzzerO BEC (Battery Eliminator Circuit, ou Circuito Eliminador de Bateria) corta a alimentação do motor quando a sua bateria atingir a voltagem mínima especificada. O Buzzer atua de forma semelhante, mas ao invés de cortar a alimentação, ele emite um sinal sonoro que avisa quando a bateria chegou à voltagem mínima. O BEC e o Buzzer podem vir integrados no ESC, ou podem ser instalados externamente. Os ESC’s mais avançados possuem o sistema BEC integrado, e este é programável através de um cartão de programação especial, normalmente incluído no kit do modelo ou com o próprio ESC.

BEC em um ESC

BEC em um ESC

Cartão de programação

Cartão de programação

Sobre ter ou não reverso, isso já é uma questão de objetivos. Se o seu objetivo é correr em circuitos profissionalmente, existem ESC’s com a função reverso desativada. Isso pode diminuir o peso do componente, gerar mais corrente para o motor, entre outras vantagens. Para modelistas que querem apenas se divertir nas horas vagas, a função reverso pode prevenir que você tenha que correr para resgatar o seu modelo que parou de frente para um buraco muito profundo, ou de frente para uma parede… hehehe

Castle Creations Mamba MAX

Castle Creations Mamba MAX

Agora falando de freios. Os ESC’s possuem um sistema de freio, acionado juntamente com o reverso. O freio do ESC funciona transformando o motor em uma espécie de “gerador”, carregando eletricamente a parte externa do motor, e fazendo com que fique cada vez mais difícil cada revolução. Este é o chamado freio dinâmico. Por uma questão de espaço físico e peso, não há freios mecânicos nos modelos, tornando o ESC e o próprio atrito as únicas formas de parar o seu modelo. O freio pode ser regulado da mesma forma que o BEC, usando o cartão de programação.

Castle Creations Mamba Monster, um dos ESC mais famosos do mercado

Castle Creations Mamba Monster, um dos ESC mais famosos do mercado

O ESC vai influenciar diretamente o comportamento do seu modelo, portanto é importante escolher o componente certo para o seu estilo de pilotagem. Por exemplo, um Rock Crawler não tem necessidade de um ESC para motor brless, pois a preferência dos pilotos crawlers é pelo motor bred. Um piloto de competição com um buggy racer vai buscar um combo de ESC + motor brless, para atingir as maiores velocidades possíveis.

Diagrama de um ESC

Diagrama de um ESC

E é isso por hoje. Peço desculpas pela falta de informações mais precisas e específicas, mas como sempre digo, estou aprendendo sobre o mundo RC. E esse post é direcionado a pessoas que, como eu, sentiram dificuldades em encontrar um só lugar com todas as informações disponíveis para começar no hobby.

Até o próximo post!

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