Automodelismo – Quer começar?

Publicado: 09/08/2014 em Automodelismo, Todo o blog
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020Salve amigos modelistas!

Ou melhor, eu devia dirigir a saudação aos amigos que não são modelistas ainda, mas que querem ser e estão em dúvida sobre qual modelo comprar. Acompanhando o forum do RC Elétrico desde o fim de 2012, pude notar que esta é a dúvida que mais aparece por lá. E para centralizar o conhecimento adquirido lendo todos os posts com o título “Sou iniciante, qual eu compro?”, resolvi criar este pequeno artigo. Pois vamos lá.

Primeiramente, é quase que unânime a opinião dos já “iniciados” no modelismo, no que diz respeito a pontuar que O AUTOMODELISMO É UM HOBBY CARO! Esqueça os carrinhos de controle remoto que você encontra em qualquer loja de brinquedos por valores entre R$ 50,00 e R$ 150,00. Se você quer modelos que vão lhe proporcionar peças de reposição, muito mais tempo de uso por carga de bateria (os brinquedos andam, no máximo, 10 min, contra pelo menos 20 nos automodelos com baterias NiMH) e desempenho mais realista, prepare o bolso e os ouvidos: você vai gastar muito, e ainda ouvir bastante dos pais/namoradas/esposas. Um automodelo básico, genérico, em escala pequena (1/18), pronto prá andar, custa (novo) na base de R$ 500,00. E estamos falando de modelos com motores escovados, baterias NiMH, “combinhos” (ESC, servo e receptor no mesmo componente)… Portanto, o primeiro passo é se conscientizar e determinar: QUANTO QUERO GASTAR NO MEU PRIMEIRO MODELO.

Quer um desses? Esteja pronto prá desembolsar aprox. US$10.000,00

Quer um desses? Esteja pronto prá desembolsar aprox. US$10.000,00

Em segundo lugar, é imperativo determinar se você vai andar sozinho ou com amigos. Andar sozinho não é tão agradável quanto andar com companhia. Mas sim, é possível, e sim, é divertido. Nesse caso, qualquer modelo que você compre pode render momentos muito agradáveis e relaxantes. Mas se você vai andar com outras pessoas, leve em conta que eles vão usar model0s específicos. Então, pesquise quais modelos eles estão usando, pergunte opiniões, se informe sobre preços, disponibilidade de peças, upgrades possíveis, etc. Dessa forma, determinamos o segundo passo, que é: VOU ANDAR SOZINHO OU ACOMPANHADO.

Andar sozinho pode ser divertido...

Andar sozinho pode ser divertido…

... mas andar em grupo pode ser MUITO MAIS!

… mas andar em grupo pode ser MUITO MAIS!

Agora é a hora de analisar cuidadosamente onde você vai botar o seu dinheiro, no sentido de verificar a disponibilidade de locais propícios para andar com o seu modelo. Aqui no sul, temos uma expressão: “Piá criado em carpete”. Se você se enquadra nessa categoria de criança que sempre foi acostumado a viver em grandes centros, onde encontrar um local com espaço suficiente para a prática do seu hobby é tão frustrante quanto encontrar aquela peça que quebrou, mas não existe mais, o tipo de modelo para você pode ser um escala mini ou micro. Os escala mini (1/18) adaptam-se bem a espaços menores, como quadras desportivas cimentadas em condomínios, hall de entrada e garagem de edifícios. Mas claro, nunca esqueça de verificar se é permitido o acesso e a prática do modelismo nesses locais. Mas se você é daqueles que não sai de casa, a escala micro (1/28) pode render momentos divertidos também. Essa escala é tão pequena que permite tranquilamente que você ande na sala de casa, criando obstáculos com móveis.

Já se você dispõe de espaço amplo, como ruas pouco movimentadas (cuidado com o trânsito, você ainda é um pedestre, e o seu modelo não tem chance contra rodas e pára-choques de carros, além de poder haver prejuízo ao condutor), ou mesmo áreas amplas desertas, como pistas de motocross, estacionamentos de supermercados e shopping centers, um quintal generosamente grande, sítio, chácara ou fazenda, a gama de opções aumenta muito. Nesse caso, a escala 1/10, ou mesmo a 1/8 podem ser excelentes para você. Mais uma vez, verifique se há permissão dos proprietários de estabelecimentos comerciais ou privados para que você ingresse no terreno deles.

Ainda, se você só dispõe de locais pavimentados com asfalto, cimentados, e com pouca irregularidade no piso, opte pelos modelos on-road. Mas se o local tem relevo com terra, acidentado, ou com muita irregularidade no piso (como uma pista de skate, por exemplo), vá para os off-road. O primeiro tipo prima velocidade e estabilidade, e o segundo por saltos e “desbravamento” de acidentes do terreno. E isso resume o terceiro passo: ONDE VOU ANDAR COM O MEU MODELO.

Off-road ou On-road?

Off-road ou On-road?

Outro ponto que pode determinar entre comprar um modelo e ser feliz, ou comprar um modelo e se frustrar pelo resto da vida (olha o drama… hehehe) é se a marca do seu modelo oferece suporte pós-venda: garantia, peças de reposição, facilidade de upgrades… e é claro: os hop-ups, ou upgrades, como queiram chamar os melhoramentos disponíveis da própria ou de outras marcas. Um modelo Short Course, por exemplo, pode compartilhar peças com modelos iguais de várias marcas, como é o caso dos genéricos (HSP, Himoto, Exceed, RedCat, etc), mas não vai ser compatível com outras (peças da Traxxas Slash dificilmente poderão ser usadas num HPI Blitz, ou num LoSi Tuff Country). Mas algumas marcas têm tantas peças de reposição para venda, tanto no Brasil quanto no exterior, que podem ser um bom negócio. Ou seja, aí está o quarto passo: COMO É A DISPONIBILIDADE DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO DO MODELO.

Será que está tudo ao seu alcance?

Será que está tudo ao seu alcance?

Por último, mas não menos importante, veja o que você gosta de fazer. Se gosta de andar em qualquer lugar e dar saltos sobre rampas e obstáculos, um Monster Truck é a melhor opção. Se tem à disposição uma pista de terra onde já existem pessoas que praticam o hobby, vá de Buggy ou Short Course. Se você quer ver o seu modelo passando por cima de qualquer coisa, sem esquentar com velocidades “supersônicas”, dê uma olhada nos Rock Crawlers. Se você acha muito fod@ aquele grupo de jipeiros da sua cidade, procure por modelos Scale ou Trail. Se você quase chora assistindo Stock Car (tanto a americana quanto a brasileira), um on-road Grip é o seu objeto de desejo. Mas se você já assistiu 2347562934692874 vezes o Veloses e Furiosos: Desafio em Tóquio, e nunca se cansa de ver os Nissan 370Z, Nissan Silvia, Mitsubishi Lancer Evo 9 e até um Mustang Fastback 1967 andando de lado e fazendo fumaça com os pneus, procure por modelos on-road Drift. Indo direto ao ponto: ESCOLHA A MODALIDADE QUE MAIS LHE ATRAI.

Buggy

Buggy

Modelo on-road

Modelo on-road

Monster Truck

Monster Truck

Modelo Off-road

Modelo Off-road/Trail (ou Scale)

Carro de Rally

Carro de Rally

Truggy

Truggy

Rock Crawler

Rock Crawler

E é isso. Claro, existem outras coisas que você pode considerar (tipo de motor, tipo de bateria, se é à prova d’água (waterproof)… mas o básico está aí em cima. Leia com cuidado, e escolha sabiamente para não se arrepender e pôr dinheiro em algo que não vai lhe proporcionar prazer. E acompanhe sempre o High Voltage RC!

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