Série especial: Onde comprar? Gaba Hobby

Publicado: 12/08/2014 em Aeromodelismo, Automodelismo, Helimodelismo, Nautimodelismo, Plastimodelismo, Todo o blog
Tags:, , ,

Salve, amigos modelistas!

Vamos iniciar mais uma pequena série, agora de utilidade pública. Temos vários modelistas que iniciaram comprando um modelo usado de algum conhecido, ou em algum forum mesmo (meu caso). Mas quando a gente começa a gostar da brincadeira, aparece a necessidade de peças de reposição, upgrades, ou mesmo modelos novos. E é aí que a cabeça começa a ferver. E aparece aquela dúvida maldita: onde comprar?

Pois bem, vou iniciar esse post com o local onde iniciei minha jornada no mundo do modelismo. Foi nessa loja que eu comprei um helicóptero 3.5 ch com gyro (uma experiência frustrante) e o meu primeiro modelo, um Himoto Mastadon 1/18. A primeira compra foi no local, e a segunda compra foi uma encomenda.

Espera um pouco, esqueci de mencionar que loja é essa! É a Gaba Hobby, localizada em Ciudad Del Este (PY), no primeiro shopping à esquerda de quem passa pela alfândega. Foi muito fácil encontrar esta loja, fica no primeiro andar do shoping, é a penúltima loja do corredor. Eu me interessei por uma loja ao lado, com artigos de softball e paintball, e quando vi a vitrine da Gabba, na hora entrei e comecei a perguntar os preços.

A Gaba é uma loja de médio porte (comparando com lojas de modelismo que vemos por aí na internet). Tem um bom estoque dos mais variados tipos de modelismo, mas não se engane: não é lá que você vai achar os modelos mais avançados ou sonhos de consumo. A especialidade da loja são modelos genéricos, fabricados por empresas que usam chassis de outras marcas (os famosos genéricos). Até se encontram Tamiyas e Traxxas, mas não é uma gama tão grande.

Vamos avaliar 4 quesitos das lojas: Primeiro, se possui e como é a loja física; Segundo, se possui e como é o site para pesquisa ; Terceiro, se vendem pelo correio e quais são as formas de pagamento/envio; Quarto, que variedades de modelos possuem, e como é a parte de peças de reposição.

No primeiro quesito, a Gaba possui sim loja física. Como mencionado, fica em Ciudad Del Este, grande centro de compras na fronteira com o Paraguai, Vizinha da cidade turística Foz do Iguaçú, no oeste do Paraná. Se você mora na região sul, provavelmente conhece alguma empresa de turismo que faz viagens para visitação às cataratas e compras no Paraguai. A loja é bem organizada, ao contrário das demais lojas de Ciudad Del Este. O atendimento é bastante impessoal, e os vendedores parecem conhecer o básico de modelismo (inclusive testam os modelos para você antes de concretizar a venda).

Sobre ter um site de pesquisa de produtos, a resposta é sim. Mas o site não é atualizado tão frequentemente, e a disponibilidade de produtos não condiz 100% com a realidade. Alguns que constam como “Em estoque” não estão disponíveis, assim como outros que constam como “Em falta” estão de fato lá. A navegação é razoavelmente fácil, mas a descrição dos produtos não é padronizada, tornando difícil a identificação dos modelos que se está observando.

Infelizmente, a Gaba não realiza vendas online. Isso torna a Gaba uma opção apenas para quem vai até o Paraguai. Na sessão “como comprar” do próprio site, eles explicam como pode ser realizada a compra. É possível, inclusive, pedir orçamentos e fazer pedidos por telefone ou fax, através do Departamento Comercial da loja. Eles aceitam pagamentos em reais e dólares, inclusive com cartões de crédito internacionais, mas não trabalham com cheques. Outro inconveniente para nós, brasileiros, é que o pagamento só pode ser feito à vista (não especificam se o parcelamento no cartão é possível, mas deve ser).

Por último, a variedade de modelos é razoável, como já disse ainda. Artigos das mais variadas formas de modelismo são encontrados por lá, mas como eu disse, apenas algumas marcas. Por exemplo, é fácil encontrar a maioria dos modelos Himoto, mas os Axial, ao contrário, não aparecem no site. Eles têm uma sessão específica de peças de reposição por tipo de modelo, além de peças diversas e ferramentas de campo e de oficina. Mas encontrar a peça certa para o seu modelo pode ser um exercício de paciência.

Enfim, uma loja para quem está começando, vai ao Paraguai e quer um modelo genérico com um custo razoavelmente justo. A nota geral da minha avaliação, baseada nas experiências que eu tive, nos prós e nos contras, é um sonoro 6,0

Logo vou colocar mais avaliações de outras lojas, mesmo que eu não tenha comprado delas. Vou usar as opiniões que coletei no Forum do RC Elétrico, e em outros locais pela net. Aguardem!

comentários
  1. Dernis disse:

    Amigo, mas os produtos dessa loja são originais, digo os que tem as marcas. Estou vendo que eles vendem rádios Futaba, Airtronics e DX, são originais ou genéricos como você mesmo disse?

    • bushidobr disse:

      Olá, Dernis.

      Olha, pelo que vi na visita que fiz há alguns anos a esta lja, os produtos são sim todos originais. Quando me referi a genéricos, eu falava de marcas que compartilham a plataforma. Não quer dizer que, se você quiser um Traxxas, vai sair de lá com um “quase” Traxxas. Os genéricos englobam marcas como Exceed, Red Cat, Himoto, HSP e outras.
      Em resumo, se você quiser um rádio Futaba, vai sair de lá com um rádio Futaba, não com um parecido, a não ser que você escolha, por preço ou apelo visual, um diferente.

Deixe um comentário