RC Tunning – Servos

Publicado: 20/05/2013 em Automodelismo, Todo o blog, Tunning
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Salve, amigos modelistas!

Hoje continuamos a série que fala sobre os componentes do seu RC elétrico (nesse caso, não necessariamente elétrico mas também nitro), trazendo informações sobre servos.

Um servo-motor, ou apenas servo

Um servo-motor, ou apenas servo

O servo nada mais é do que um motor e um conjunto de engrenagens, cuja finalidade é mover alguma coisa. Ok, não é a definição mais técnica de todas, mas é basicamente isso mesmo. mas então, porquê temos que tomar cuidado? Se é só isso, qualquer um serve para mim, certo? ERRADO! hehehe

Assim como temos diferentes tipos de motores e ESC’s, temos sim diferentes tipos de servos. As variações são no tamanho, torque e velocidade. Basicamente, o servo é composto de três partes principais: o motor, ou sistema atuador, formado por um motor elétrico e um conjunto de engrenagens, um sensor, que detecta em que posição está o atuador e para onde ele deve se mover, e um circuito de controle, que interpreta os dados enviados pelo receptor, que por sua vez interpreta os dados enviados pelo transmissor, ou controle. Então a coisa toda funciona assim: o transmissor fala com o receptor, que fala com o circuito do servo, que usa as informações do sensor para mover o sistema atuador. Para o perfeito funcionamento do servo, cada uma dessas partes precisa estar se comunicando bem com a outra, e funcionando perfeitamente.

Componentes de um servo

Componentes de um servo

Bom, como já falei ali em cima, temos servos de diferentes velocidades, com mais ou menos torque, maiores ou menores. O tamanho não é fator determinante no que diz respeito ao torque, mas normalmente servos maiores têm mais torque ou mais velocidade. E normalmente, um servo de alta velocidade tem torque baixo (menos força), e um servo de alto torque (muito forte) é mais lento. Você vai sentir diferença dependendo do tipo de pilotagem: Servos ultra-rápidos são mais usados em corridas, como as de Buggy escala 1/8, enquanto servos mais fortes são usados para Rock Crawling.

Mas nem sempre a melhor opção é a mais óbvia. Temos que pensar objetivamente e analisar o seguinte: um servo muito rápido em um veículo muito pesado tende a não virar tão bem, pois é necessário alguma força para virar as rodas, por conta do atrito, da resistência do solo. Um exemplo é o Traxxas Summit, com suas rodas e pneus stock enormes,, de um composto macio e padrão agressivo. Apesar de ser um veículo voltado ao bashing, um servo mais forte é recomendado para mover os pneus grotescamente enormes. Ou corremos o risco de o servo não vencer, e o veículo não virar em terrenos muito acidentados, sobre pedras ou em areia, por exemplo.

Velocidade x torque, eterna dúvida na hora da escolha

Velocidade x torque, eterna dúvida na hora da escolha

Um servo com maior velocidade pode ser destinado, por exemplo, para modelos on-road de drift: o baixo atrito dos pneus de drift, algumas vezes feitos com eletrodutos de PVC, um material muito liso, faz com que a velocidade seja sempre a máxima, independente do torque. Portanto, um servo relativamente fraco, mas rápido, é a melhor escolha.

Outro fator importante na escolha do servo é a escala do veículo. Escalas menores pedem servos menores, pois o espaço físico nos chassis menores é um fator que limita as opções. O Himoto Mastadon, por exemplo, em sua versão brushless RTR vem com um micro-servo, pois não é necessário um servo muito grande, nem muito forte. E mais, na versão brushed (a que tenho), é um micro-servo integrado ao ESC e ao receptor, em um espaço relativamente pequeno do chassi. Relativamente, pois não é qualquer coisa que cabe num chassi 1/18… hehehe

Micro-servo do Himoto Mastadon 1/18

Micro-servo do Himoto Mastadon 1/18

Além do servo, temos que observar um componente do chassi ligado diretamente a ele: o “salva-servo”. Este componente nada mais é do que uma alavanca que transmite a força do servo aos links de direção. Um salva-servo em plástico tende a ser flexível, o que protege as engrenagens do servo, mas limitando o ângulo de esterço das rodas. Já a mesma peça em alumínio permite um esterço total, mas pode danificar tanto as rodas quanto o próprio servo, sem mencionar os links de direção, e a suspensão como um todo. Lembre-se disso ao escolher um ou outro tipo de salva-servo.

Salva-servo simples

Salva-servo simples

Outro salva-servo, mais complexo

Outro salva-servo, mais complexo

E é isso sobre servos. Como qualquer outro componente, analise com calma o seu estilo de pilotagem, e faça a melhor escolha, com base na avaliação de cada modelo. Pesquise a marca, as especificações (velocidade e torque) e pronto, não tem erro.

Servo Traxxas

Servo Traxxas

Servo Hitec

Servo Hitec

Servo Futaba

Servo Futaba

Até o próximo post, aqui no High Voltage RC!

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